Busca da verdade
Verdade: Como correspondência entre conceito (pensamento, ideia, frase, afirmação) e realidade.
Também verdade é a melhor explicação da realidade em determinado momento.
A verdade que cada um de nós alcança é a dinâmica, ou seja, muda no tempo. O que pensamos hoje é diferente do que pensávamos a 5 anos atrás. Nós crescemos, nos transformamos, alcançamos novas verdades. O nosso entendimento no mundo fica maior.
Por outro lado é impossível conhecer toda a realidade, saber tudo que possa ser conhecida. Isto faz que o nosso conhecimento seja sempre parcial. Uma parte do nosso conhecimento é diferente, é única. Este conhecimento único, diferente, faz que cada pessoa possa aprender alguma coisa comigo e faz também eu possa aprender alguma coisa com ela.
Ciência: Trabalha onde posso testar a hipótese.
A ciência através do seu método busca testar as hipóteses comprovando ou negando esta hipótese. É a mais eficiente na comprovação, mas é de alcance mais limitado. Ela só trabalha onde é possível, fazer hipóteses testáveis. É por isto que a ciência tem dificuldade de trabalhar assuntos mais abertos como, por exemplo, a parte de ética e moral.
Filosofia: A filosofia surge com os Gregos aproximadamente 2.700 anos atrás -700 a.C com Tales de Mileto 1° filósofo apartir do entendimento do mundo através do uso da razão e da inteligência, e a religião surge com o homem através de perguntas religiosas, contribuindo também com a ciência.
A filosofia tem um alcance mais amplo, trabalhando racionalmente as grandes questões humanas (certo e errado, moral e ética, felicidade, justiça, dever, etc).
Religião: É uma das ferramentas mentais em busca da verdade.
A primeira lei de Cristo é que “Somos todos iguais diante do Pai”.
A segunda lei é o Deus de amor.
A religião tem o alcance maior, procurando encontrar, a visão mais ampla possível a respeito da realidade. Ela vai trabalhar a relação Criador-Criatura, moral-ética, o