A Busca Da Verdade
O homem é um ser que se diferencia de outros seres, pois o mesmo possui a inteligência que o faz procurar intensamente o verdadeiro sentido da verdade. Quando ele descobre que tem a capacidade de se relacionar com outros seres que não possuem inteligência, o mesmo fica inquieto e quer apontar uma verdade para tudo o que ele explora e pesquisa.
Sabemos que cada homem possui dentro de si o ato de filosofar, e que a filosofia está sempre buscando meios para descobrir a verdade e não se inquieta com o que já descobriu, pois sempre há algo de novo que possa ser revelado na sociedade e no ser humano.
Pois bem, sabemos que a busca para a verdade vai está sempre presente na vida do homem, pois o mesmo possui o ato da razão que o faz questionar tudo que está ao seu redor e descobre sempre o novo e nunca uma verdade absoluta. Verdade significa o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão.
Como se chega à verdade? A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.
Tipos de conhecimento
Conhecimento Empírico
O conhecimento empírico é também chamado de conhecimento popular ou comum. È aquele obtido no dia a dia , independentemente de estudos ou critérios de análise. Foi o primeiro nível de contato do homem com o mundo, acontecendo através de experiências casuais e de erros e acertos. È um conhecimento superficial, raso; onde o individuo, por exemplo, sabe que nuvens escuras é sinal de mau tempo, contudo não tem idéia da dinâmica das massas de ar, da umidade atmosférica ou de qualquer outro principio da climatologia. Enfim, ele não tem a intenção de ser profundo, mas sim, básico.
Conhecimento Teológico
È o conhecimento relacionado ao