Busca da eficiência e produtividade
O gestor terá que saber criar condições no ambiente de trabalho que atendam a alguns dos principais desafios da área de recursos humanos como agente de agregação de valor, tais como: desenvolver capacidades dentro do ambiente d trabalho, motivação dos funcionários, oferecer benefícios que sejam aliados para enfrentar a concorrência, etc.
O gestor deverá trabalhar para manter o alinhamento e a harmonia entre as diversas competências individuais as quais poderemos destacar: Excelência ( qualidades técnicas pessoais), Expertise (capacidades intelectuais, liderança, flexibilidade, trato com as pessoas) e Liderança (gestão de pessoas, tomadas de decisões e coordenação).
A concorrência de mercado abriu uma nova disputa que é a atração de profissionais que atendam ás demandas da empresa onde profissionais capacitados serão atraídos e mantidos com um plano de benefícios diferenciados para justificar os objetivos e metas corporativas.
Quanto mais diferenciados forem os planos de benefícios e serviços que a empresa tiver maior será o grau de atração do profissional gabaritado, onde os benefícios oferecidos serão um componente de diferenciação perante a concorrência e um fator a mais de atratividade e complementação de salário.
Os benefícios têm como objetivo o atendimento das expectativas do ser humano, seja com o atendimento de suas necessidades básicas ou mesmo como o reconhecimento social.
A vantagem competitiva criado pelo gestor deverá alinhar toda capacidade produtiva da organização com as competências individuais de seus colaboradores na busca por objetivos comuns tais como: lucro, bem estar no ambiente de trabalho, remuneração e plano de benefícios competitivos. Para esse alinhamento é necessário que seja feito um “desenho de cargo” para a valorização do funcionário, onde o trabalho gerará valor a organização e seus resultados serão mais