Burocracia
Na grande maioria das vezes, quando a palavra ‘’burocracia’’ é mencionada,principalmente no cotidiano e no linguajar popular, associa-se o termo com um sentido pejorativo, ligado a processos demorados e complicados. Por exemplo: abrir uma empresa. Porém, ao estudar e aprofundar o termo percebe-se que a burocracia é uma forma de governo muito complexa e altamente utilizada no cotidiano de diferentes nações.
A lentidão e ineficiência de processos, limitações do poder de criação de cada cidadão e problematizaçao nas relações pessoais geram cada vez mais polêmicas e indignação em diferentes camadas da sociedade, no entanto, essas são apenas as disfunções do sistema burocrático. Muitas das vezes estas disfunções são provocadas pelo excesso de burocracia ou pela ausência da mesma. Autores como Guerreiros Ramos, Fernando C. Prestes Motta e o próprio ‘’criador’’ da burocracia Max Weber iram admitir diferentes pontos de vistas e soluções dentro do amplo sistema burocrático, como veremos abaixo.
As bases da sociedade burocrática se encaixam muito bem no sistema capitalista, visando à racionalização e maximização dos meios de produção, que por sua vez, são regidas por normas e leis administrativas, fazendo com que o poder e a autoridade se distribuam de maneira hierárquica a favor de uma eficiência dos deveres e tarefas regidos pela organização. Caso bem executada, proporcionará a estabilidade política nas organizações publicas e privadas no mercado como um todo.
A hierarquização da sociedade interligada com a divisão do trabalho em prol da eficiência são características marcantes desde sistema, uma vez que, esta eficiência terá que ser supervisionada pelos membros que ocupam cargos superiores em relação aos inferiores. Estas normas, supostamente, teriam que ser extremamente fiscalizadas e formalizadas, tornando-as leis, para que não aconteça nenhuma disfunção e problematização no sistema. A diferenciação de cargos dentro do