Abc do mess
APRESENTAÇÃO
Este material tem como objetivo fazer conhecido a estrutura e organização do Movimento Estudantil em Serviço Social – MESS. Neste sentido, contará um pouco sobre a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social - ENESSO, umas das instâncias políticas organizativas da qual você irá conhecer durante sua passagem pelo curso de Serviço Social.
Nosso ponto de partida é o esclarecimento de que a ENESSO somos todas e todos nós. Devendo trabalhar juntos, os Centros e Diretórios Acadêmicos - CAs e DAs, os Conselhos de Representantes de Turma – CORETUR, os Secretários de Escola, a Representação Estudantil Regional e/ou Nacional em ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), a Representação Estudantil Nacional e/ou Regional da ENESSO, participando sempre das atividades, fóruns e discussões do MESS, na luta pela transformação societária tendo em vista a perspectiva da emancipação humana.
O Movimento Estudantil é um movimento social e se caracteriza por ser um movimento policlassista e seus atores constantemente renovados, compreendendo os anos necessários para concretização do curso.
Desse modo, entendemos que o processo de organização tem importância fundamental na Formação Profissional e Política dos estudantes e no fortalecimento das lutas e resistência contra o desmonte do Ensino Superior deflagrado pelos organismos internacionais e operacionalizado pelo Ministério da Educação – MEC.
O Movimento Estudantil é um Movimento Social com caráter questionador da ordem vigente, a ordem capitalista. Compõe o Movimento de Educação na luta por uma Universidade Pública, Laica, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referenciada, ou seja, uma Universidade para a classe trabalhadora. Lutamos pela democratização das Universidades com garantia não só ao acesso, mas também a permanência, através da Assistência Estudantil.
A organização estudantil é garantida por lei, e deve sempre ser autonoma a qualquer governo, reitoria,