Burocracia
trAços cArActerísticos dA burocrAciA
A burocracia moderna opera do seguinte modo específico:
I. Existe o princípio de setores jurisdicionais estáveis e oficiais organizados, em geral, normativamente, ou seja, mediante leis ou ordenamentos administrativos.
1. As atividades normais exigidas pelos objetivos da estrutu- ra governada burocraticamente dividem-se de forma estável como deveres oficiais.
2. A autoridade que dá as ordens necessárias para a al- ternância desses deveres é distribuída de forma estável e rigorosamente delimitada por normas referentes aos meios coativos, físicos, sacerdotais ou de outra espécie, do qual podem dispor os funcionários.
3. O cumprimento normal e continuado desses deveres, bem como o exercício dos direitos correspondentes, é asse- gurado por um sistema de normas; somente podem prestar serviços aquelas pessoas que, segundo as regras gerais, estão qualificadas para tanto.
Estes três elementos constituem, no governo público – e legal, a “autoridade burocrática”. No âmbito econômico privado fazem parte da “administração” burocrática. Tal como a des- crevemos, a burocracia somente está totalmente desenvolvida nas comunidades políticas e eclesiásticas do Estado moderno; no caso da economia privada somente o está nas instituições capitalistas mais avançadas. Uma autoridade burocrática per- durável e pública, jurisdicionalmente determinada, constitui
9
normalmente uma exceção e não uma regra histórica. Isto é válido ainda em grandes formações políticas, tais como as do antigo Oriente, os impérios conquistadores germano e mon- gólico, bem como a maioria das formações feudais de Estado. Em todos estes casos, o governante executa as disposições mais importantes mediante administradores pessoais, colegas de mesa e cortesãos. As comissões e autoridade destes não estão delimitadas com precisão, mas estabelecem de forma temporária e para cada caso.
II. Os princípios de hierarquia de cargos e de diversos níveis de autoridade implicam um