Burocracia
!
!
Características da Burocracia
!
A BUROCRACIA é entendida como uma organização lenta e vagarosa na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. Em que o leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema
(disfunções) e não ao sistema em si.
!
Conceito - É a forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos (eficácia).
!
!
Características:
!
- Caráter legal das normas e regulamentos.
É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. Baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar. !
- Caráter formal das comunicações.
A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequadas. !
- Caráter racional e divisão do trabalho.
Caracteriza-se por uma sistemática divisão do trabalho que atende a uma racionalidade, adequada ao objetivo a ser atingido: a eficiência da organização.
!
- Impessoalidade nas relações.
Essa distribuição das atividades é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas.
!
- Hierarquia da autoridade.
A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada inferior deve estar sobre a supervisão de um superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão.
!
- Rotinas e procedimentos padronizados.
Esta organização fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. O funcionário – não faz o que