luz, trevas e o metodo cientifico
Por que nos comunicamos?
Já parou para pensar que tudo para nós, seres humanos, tem de ter uma explicação?
Isso chama a atenção para uma coisa que fazemos constantemente, mas não nos damos conta: procuramos sempre dar um sentido aos fatos, interpretar situações, interpretar o mundo e a vida.
“Não é possível não comunicar... não existe comportamento que não seja comunicação.”
(Paul Watzalawick)
Comunicarmos nossa maneira de pensar, difundir ideias, defendemos ideologias e expressamos nossos sentimentos. INFORMALIDADE E FORMALIDADE NO JEITO DE FALAR
Tanto no contexto formal quanto no informal, sabemos, intuitivamente, nos comportar de forma adequada, usando uma linguagem apropriada a cada situação.
Adaptar a linguagem para situações formais ou informais fazem parte de nossa realidade, embora muitas vezes não identifiquemos isso.
A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão.
SENDO QUE TEMOS QUE DESTINGUIR O MODO DE FALAR DE ACORDO COM O LUGAR QUE ESTAMOS.
Você sabia que o Português também é a língua oficial de outros países?
O Português é a língua oficial de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e outros países. Porém, possui algumas variações, de acordo com a região em que é falado, formando o que chamamos de dialetos regionais ou geográficos.
Assim como a dança, a música, as imagens, os gráficos e os gestos, as línguas são diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social, existe uma relação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e a ideologia em que é formado.
DIFERENÇA ENTRE LINGUA E LINGUAGEM
Podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.
Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).
Linguagem, língua... mas e na prática?
A