Burocracia
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESENHA:
Burocracia
NOME:
Professor:
Disciplina: Fundamentos da Administração
Belo Horizonte
2011
BUROCRACIA
A Organização burocrática, definida por Motta, é o tipo de sistema social dominante nas sociedades modernas, é uma estratégia de administração e de dominação. A Burocracia é sempre um sistema de dominação ou de poder autoritário, hierárquico, que reivindica para si o monopólio da racionalidade e do conhecimento administrativo; assim, considera-se que a Burocracia é “poder”, que confere aqueles que a controla uma imensa parcela de poder. O grupo que controla diretamente a maioria das organizações é constituído de burocratas. A Burocracia é uma forma de organização prevalecente do mundo contemporâneo.
Burocracia é uma forma de poder que se expressa hoje de duas maneiras fundamentais: A) como um tipo de sistema social- a organização burocrática; e B) como um grupo social que hoje vem assumindo cada vez mais o caráter de classe social, à medida que as organizações burocráticas modernas – as grandes empresas monopolistas e o próprio Estado - assumem de forma crescente o controle da produção.
Todo sistema social administrado segundo critérios racionais e hierárquicos é uma organização burocrática. Haverá organizações burocráticas mais flexíveis ou mais rígidas, mais formalizadas ou menos, mais ou menos autoritárias. Mas todas serão organizações burocráticas, desde que o sentido básico do processo decisório seja de cima para baixo.
Características que definem o caráter formal das burocracias:
A autoridade burocrática é baseada no direito
As normas são escritas e exaustivas. Não seria possível definir todas as relações de autoridade dentro de um sistema, de forma racional e precisa, sem escrevê-las.
A burocracia se caracteriza pelo seu caráter hierárquico, ou seja, por um sistema firmemente organizado de mando e subordinação mútua das