burocracia
A TEORIA DA BUROCRACIA DESENVOLVEU-SE NA ADMINISTRAÇÃO POR VOLTA DA DÉCADA DE 1940,EM FUNÇÃO DOS SEGUINTES ASPECTOS:
A FRAGILIDADE E A PARCIALIDADE DA TEORIA CLÁSSICA E DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS,AMBAS REVELAM PONTOS DE VISTA EXTREMINISTAS E INCOMPLETOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO ,GERANDO A NECESSIDADE DE UM ENFOQUE MAIS AMPLO E COMPLETO.
A NECESSIDADE DE UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO RACIONAL COMO O COMPORTAMENTO DOS MEMBROS PARTICIPANTE,E APLICAVÉL NÃO SOMENTE À FÁBRICA,MAS TODAS AS FORMAS ORGANIZAÇÃO HUMANA E PRINCIPALMENTE ÀS EMPRESAS.
O CRESCENTE TAMANHO E COMPLEXIDADE DAS EMPRESAS EXECUTAR TAREFAS ESPECÍFICAS E SER DIRIGIDO E CONTROLADOS,TANTO A TEORIA CLÁSSICA COMO A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS MOSTRAM-SE INSUFICIENTE PARA RESPONDER À NOVA SITUAÇÃO.
O RESSURGIMENTO SOCIOLOGIA DA BUROCRACIA,A PARTIR DA DESCOBERTA DOS TRABALHOS DE MAX WEBER,SEU CRIADOR.SURGE A TEORIA DA BUROCRACIA NA ADMINISTRAÇÃO.
ORIGENS DA BUROCRACIA
É UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO HUMANA,A GARANTIR A MÁXIMA EFICIÊNCIA POSSÍVEL NO ALCANCE DOS OBJETIVOS.
TIPOS DE AUTORIDADE
A CADA TIPO DE SOCIEDADE CORRESPONDE,PARA WEBER,UM TIPO DE AUTORIDADE.AUTORIDADE SIGNIFIVA A PROBABILIDADE DE UM COMANDO OU ORDEM SEJA OBDECIDO.A AUTORIDADE REPRESENTA PODER PARA WEBER,DE IMPOR A PRÓPRIA VONTADE DENTRO DE UMA RELAÇÃO SOCIAL .A AUTORIDADE PROPORCIONA PODER ,A AUTORIDADE E O PODER DELA DECORRENTE DEPENDE DA LEGÍTIMIDADE,QUE É A CAPACIDADE DE JUSTIFICAR SEU EXERCÍCIO.
A LEGITIMIDADE É O DETERMINADO NÚMERO DE PESSOAS OBEDECE ÀS ORDENS DE ALGUÉM ,CONFERINDO LHE PODER.DOMINAÇÃO SIGNIFICA QUE A VONTADE MANIFESTA DO DOMINADOR INFLUENCIA DOS OUTROS.
TIPOS DE SOCIEDADE E DE AUTORIDADE
WEBER DISTINGUE TRÊS TIPOS DE SOCIEDADE:
SOCIEDADE TRADICIONAL:PREDOMINAN PATRIARCAIS E PATRIMONIALISTAS.
AUTORIDADE TRADICIONAL,QUANDO OS SUBORDINADOS ACEITAM AS ORDENS DOS SUPERIORES COMO JUSTIFICADAS,PORQUE ESSA SEMPRE FOI A MANEIRA PELA QUAL AS COISAS FORAM FEITAS.O PODER TRADICIONAL NÃO É