Burocracia
A palavra Burocracia provém da junção do termo francês bureau (escritório, ambiente de trabalho) com o sufixo grego kratia (poder).
Logo, a Teoria da Burocracia é a teoria que enfatiza a formalização (obediência a regras, regulamentos, rotinas, tarefas e normas), divisão do trabalho e hierarquia (obediência aos superiores – níveis hierárquicos) dentro da organização e impessoalidade, profissionalização e competência técnica entre os membros da organização.
Ênfase na forma, que se materializava em um conceito definido de hierarquia, uma organização sequencial de cargos, bem, delimitados por regras e normas.
Especialização da tarefa e competência, só estaria qualificada para integrar o quadro administrativo da organização, e , por tanto, em condições ou numeração para funções oficiais e pessoa que demonstrasse preparo técnico adequado.
Regras e normas, de modo que os objetivos fossem efetivamente alcançados.
Responsabilidade definidas para os ocupantes dos cargos, com a autoridade necessária para o desempenho efetivo.
Registro, todos o conhecimento relevantes da vida organizacional deveriam ser documentos.
Robert Merton fez uma tese em cima do que Weber disse.
Em tal organização á uma serie integrada de funções, de status hierárquicos, que implica um certo numero de privilégios e obrigações, definidas por regras limitada e especificas.
Assim o tipo ideal de uma organização formal seria a burocracia e paa melhor compreensão, a análise clássica da burocracia seria a de Weber. O principal mérito da burocracia é a sua eficiência técnica. Ela prima pela precisão, rapidez, avaliação, continuidade.
Burocracia precisa ter..
Estruturalista
A teoria estruturalista visualiza a interação com o ambiente externo em que está inserida, tornando-se uma organização de sistema aberto, defendendo a abordagem sistêmica.
Uma sociedade organizacional é formada de uma variedade de organizações, detentoras de uma base comum e que, a partir do