Condomínio horizontal sustentável
O assunto desse trabalho aborda o tema sobre condomínios sustentáveis. Fizemos vários estudos desde a vida em sociedade até Sustentabilidade e a Arquitetura. Apresentamos o local escolhido e o nosso projeto de um condomínio horizontal e ecologicamente correto, desde a sua construção até a ocupação por seus moradores.
Com a virada do século XX para o século XXI, a devastação ambiental se tornou a principal ameaça à sobrevivência da humanidade no planeta. Descobrimentos alarmantes sobre o aumento do aquecimento global e a finitude dos recursos naturais trouxeram um novo desafio para o desenvolvimento mundial, crescer economicamente e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.
A atividade de construção, como parte das atividades que colaboram para o agravamento do problema ambiental, começa a ser repensada como forma de produção e esforços têm sido feitos para torná-la menos impactante ao meio ambiente e ao espaço urbano.
Nesse contexto de incertezas que envolvem o desenvolvimento sustentável, um conceito ainda recente para a maioria da população, diversas empresas procuram adaptar-se para produzir produtos ecologicamente corretos e ter atitudes ambientalmente responsáveis, porém, sem ter ainda conhecimento suficiente para propor soluções eficazes.
No mercado imobiliário brasileiro, tem crescido o volume de empreendimentos que são lançados como “empreendimentos sustentáveis”, considerados mais eficientes no consumo de recursos naturais e menos agressivos para o meio ambiente, ao passo que cresce, também, o interesse da população pelo consumo desse tipo de produto.
Mostra-se, portanto, necessário fazer uma avaliação da real eficiência desses edifícios, pois, a observação da maneira impactante como esses empreendimentos se inserem no espaço urbano e sua baixa qualidade arquitetônica, indicam que há uma distorção do conceito de sustentabilidade no mercado.
Este empreendimento pretende contribuir para o melhor entendimento do termo