Burocracia
III.1 – Características da Burocracia
De acordo com Max Weber, os atributos da burocracia moderna incluem a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.
III.2 – Antecedentes
A partir de 1940, surgiram críticas a teorias clássicas, pelo excesso de mecanicismo e à teoria das relações humanas. Alguns estudiosos foram buscar na obra do economista Max Weber inspiração para uma nova teoria, mais sólida e mais abrangente, que servisse de orientação para o trabalho do administrador.
III.3 – Conseqüências Sociais e Importância no Processo Produtivo Dentre suas vantagens estão, a rapidez nas decisões, uniformidade das rotinas e procedimentos, constância e a formalização que evita atritos entre pessoas. Porém, para toda teoria há uma apreciação crítica, e as suas maiores críticas estão no excesso de formalização que ela pode trazer, o apego aos regulamentos que acomodam funcionários, a resistência à mudanças já que as rotinas foram absorvidas, exibição de sinais de autoridade como salas e materiais diferenciados que caracterizam o poder, a dificuldade no atendimento aos clientes, conflitos com o público, entre outras. Ainda assim devemos apreciar esta teoria, que, melhorada ao longo dos anos, é responsável pela organização de tudo que nos cerca.
Um dos grandes exemplos da importância da Burocracia é a recente crise mundial. A ausência de Burocracia no setor imobiliário americano gerou uma inadimplência que poderia ser evitada, que conseqüentemente gerou uma bola de neve afetando os bancos, as empresas, e no fim, a economia mundial. Por isso ao ter o crédito aprovado por uma financeira ou um banco por exemplo, você é submetido à diversas avaliações. Estas avaliações são a burocracia que garantem a integridade destas empresas.
MAXWEBER Max Weber (1864-1920), sociólogo