Burocracia
Conceito:
Sistema organizacional com base na adequação dos meios aos fins pretendidos, para garantir a eficiência no alcançe dos objetivos a longo prazo, separando o pessoal do privado.
Justificativa para o seu surgimento:
Devido ao desenvolvimento da economia as tarefas administrativas tenderam ao aperfeiçoamento e a necessidade da produção em massa. Nas grandes empresas havia uma imensa necessidade de se obter um controle maior e a previbilidade de seu funcionamento para se atingir os objetivos. Entre as soluções engenhosas para fazer frente a necessidade de se controlar bens e pessoas, diante de uma possível crise de controle, Max Weber identificou a burocracia.
Com efeito, a organização burocrática se revela justamente quando e onde a atividade coletiva requer uma coordenação múltipla, objetivando metas explícitas e impessoais.
Importância da Burocracia:
Facilitar o controle do trabalhador, pois como ele recebeu treinamento, conhece todas as regras e informações necessárias para desempenhar sua função, ele conseguirá atingir os objetivos esperado pela empresa.
Tendências Atuais:
Apesar do termo Burocracia hoje ser usado de forma pejorativa, para designar a ineficiência, morosidade dos serviços privados e principalmente públicos, ela é importante pois garante o controle dos serviços, a ética, a formalização dos direitos e deveres, evita o clientelismo, se houver a obediência ao seus princípios.
CONCEITO:
[...] um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada. Separa-se a esfera pessoal, privada e familiar da esfera do trabalho, visto como esfera pública de atuação do indivíduo.
(MOTTA e VASCONCELOS, 2002, p. 139). www.firb.br/interatividade/edição3/final3/gerraldino.htm (STONER; FREEMAN, 1999; MAXIMINIANO, 2000)
BUROCRACIA DENTRO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
Weber propôs a burocracia como sinônimo de organização eficiente por