Burocracia
Burocracia
1 – Greve em unidades da Toyota e Mercedes-Benz prossegue
2 – Presidente do TSE diz que supremo deve arquivar recurso de Roriz
3 – PRF localiza 1.820 pontos de risco de exploração sexual de crianças
Porto Alegre
2010
Nomenclatura
O termo latino burrus, usado pra indicar a cor escura e triste, teria dado origem á palavra francesa bure, usada para designar um tipo de tecido posto sobre as escrivaninhas de repartições públicas, daí a derivação da palavra bureau, primeiro para designar as mesas cobertas por este tecido e posteriormente, para designar todo o escritório.
A um ministro do governo francês do século XVIII, Jean–Cloude Marie Vincent, seigner de Gournay(1712-1759, economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, em português burocracia, para se referir, num sentido bem critico e debochado, a todas as repartições públicas. Logo, a etimologia da palavra burocatica tem origem nos componentes linguísticos francês, bureau – escritório – e grego, krátus – poder. Portanto, a palavra burocracia dá a ideia do exercício do poder por meio dos escritórios e das repartições públicas.
Introdução
Uma das primeiras aplicações do termo burocracia data do século XVIII, onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos de poder dos funcionários de uma administração estatal aos quais eram atribuídas funções especializadas sob uma monarquia absoluta. Essa definição se encaixa de forma muito próxima àquela hoje utilizada na linguagem comum: a Burocracia como sinônimo de excesso de normas e regulamentos, procedimentos redundantes limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizadas dos organismos estatais e privados.
Há uma influencia recíproca entre capitalismo e burocracia. Sem a organização burocrática, a produção capitalista nuca teria sido realizada. Por outro lado a base da economia capitalista é essencial para o