Burocracia e Disfunções Burocráticas (Simplificado)
Burocracia é uma estrutura, organizativa composta por regras e procedimentos determinados. O termo é muito utilizado para abordar estruturas de organizações que tenham muitas regras, divisão de responsabilidade, especialização no trabalho, hierarquia e relações impessoais.
No sentido pejorativo, significa uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos que atrapalham a administração, e às vezes podem ser consideradas até um pouco exageradas.
Para Weber a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento, no sentido de obter a maior eficiência possível. Duas situações são passíveis de acontecer nesse tipo de organização: as previstas, e as imprevistas, que receberam o nome de disfunções, ou seja, anomalias e imperfeições no funcionamento da mesma.
Disfunções da Burocracia
As disfunções da Burocracia são as seguintes:
1. Internacionalização das regras e exagero apego aos regulamentos:
As normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. O funcionário adquire "viseiras" e esquece que a flexibilidade é uma das principais características de qualquer atividade racional. Como os regulamentos passam a ser os principais objetivos do burocrata, este passa a trabalhar em função deles.
2. Excesso de formalismo e de papelório
A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações pode conduzir ao excesso de formalismo, de documentação e de papelório. É a mais gritante disfunção da burocracia.
3. Resistência a mudanças Como tudo dentro da burocracia é rotinizado, padronizado, previsto com antecipação, o funcionário geralmente se acostuma a uma completa estabilidade e repetição daquilo que faz. Qualquer mudança significa a partir daí se torna uma ameaça à sua segurança, sendo, portanto, altamente indesejável.
4. Despersonalização do relacionamento
A burocracia tem como uma de suas características a