Burocracia de Max Weber
A ação racional com relação a valores diz respeito aos princípios, a honra como valor maior, o homem moderno já não leva muito em consideração tais valores, prioriza mais a razão. Portanto, podemos dizer que a ação racional com relação a um objetivo está mais presente nos dias atuais, pois se realiza uma ação com a intenção de conseguir alcançar um fim. A ação afetiva está na maneira de agir emocionalmente e está muito presente no homem moderno, quando este age por impulso, por exemplo, em brigas onde reagem agressivamente a uma provocação. A ação tradicional está ligada às crenças e costumes enraizados, passados por gerações ao longo do tempo, está ação não é predominante no homem moderno, mais ainda existe. 2. Explique minuciosamente a relação estabelecida por Weber entre ética protestante e o espírito do capitalismo.
Weber parte de dados estatísticos que lhe mostraram a proeminência de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negócios, empresários bem-sucedidos e mão de obra qualificada. A partir daí, procura estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação protestante, seus efeitos no comportamento dos indivíduos e sobre o desenvolvimento capitalista.
Weber descobre que os valores do protestantismo, como disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho, atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos.
O sociólogo não faz críticas à ênfase no trabalho e à busca do ganho econômico pelos protestantes. Da mesma forma, não avalia as concepções católicas de rejeição aos assuntos mundanos. Na verdade, analisa a relação entre a religião e o aspecto econômico, demonstrando as influências recíprocas e na transformação da sociedade como um todo.
3. Explique a progressão existente entre os vários tipos de ações weberianas e por quê?
O crescente processo