Burnout ministerial
PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
ARI LANGRAFE JUNIOR
LEONARDO CAIO LANGRAFE
BURNOUT MINISTERIAL
PIRAQUARA
2012
ARI LANGRAFE JUNIOR
LEONARDO CAIO LANGRAFE
BURNOUT MINISTERIAL
Projeto de Pesquisa do Curso de Pós Graduação em saúde Mental ao professor Dr. Dorival Costa como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Metodologia Científica.
PIRAQUARA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 3
3 OBJETIVOS 4
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
5 METODOLOGIA 4
6 REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
Burnout ministerial é um termo usado para descrever os ministros eclesiásticos que se desgastaram a ponto estarem esgotados e até mesmo incapacitados para a realização do trabalho eclesiástico. Burnout é um termo em inglês que transmite justamente a ideia de "estar queimado", desgastado, exausto e desmotivado com o trabalho. A literatura sugere que o problema ocorre quando indivíduo é confrontado com situações que esgotam ou superam seus recursos pessoais internos.
Os ministros religiosos e outros profissionais de aconselhamento enfrentam um risco mais elevado de padecer da síndrome devido à natureza do seu trabalho. O presente projeto será desenvolvido com a finalidade de conscientizar os pastores e autoridades eclesiásticas sobre as consequências individuais e organizacionais de tal fenômeno, e impulsioná-los a adotar estratégias de informação e instrução, bem como medidas preventivas e reparadoras. Para tanto, o trabalho procurará esclarecer as seguintes questões: O que é o burnout? Qual diferença entre Stress e Burnout? Qual o papel da família? Existem estratégias de Prevenção? Os resultados serão apurados a partir de uma ampla pesquisa