Modelo de estagio
Escolha do tema.
A escolha do tema é fator de máxima importância, pois dela depende o bom êxito do trabalho a ser desenvolvido. Bons temas podem surgir de leituras realizadas, muitas vezes para outras pesquisas, ou de artigos de revistas e jornais; de conversações ou de comentários de trabalhos de outros colegas; de debates e seminários; de experiências pessoais ou de curiosidades sobre determinado assunto ou ainda das reflexões acerca de algum tópico abordado nas diferentes disciplinas do curso. A consulta a catálogos de editoras, fichários de bibliotecas, verbetes de enciclopédias ou de dicionários específicos especializados oferece sugestões aproveitáveis para temas de trabalho ou pesquisa.
O tema deve corresponder ao gosto, as aptidões ou a vocação e aos interesses de quem vai abordá-lo. Elaborar um trabalho sobre um tema que não desperta interesse, que não corresponde ao gosto do autor, pode se transformar em uma tarefa demasiadamente pesada.
Quanto ao assunto, não deve ser fácil demais nem muito complexo, isto é, deve ser adequado à capacidade intelectual do aluno. Temas sobre os quais existem vários exaustivos trabalhos devem ser evitados, pois corre-se o risco de repetir tão somente o que já foi dito sobre o assunto.
Acima de tudo, é fundamental que o assunto seja relevante, que seu estudo apresente alguma utilidade, alguma importância prática ou teórica.
Finalmente, devem ser considerados os aspectos práticos, relativos ao tempo disponível para o desenvolvimento do trabalho e, se for o caso, os custos, que englobam aquisições de obras indispensáveis, cópias xerográficas, ilustrações, trabalhos de digitação, datilografia, etc.
Delimitação do Assunto
Escolhido o tema, torna-se necessário delimitá-lo, fixar sua extensão ou abrangência e profundidade. Quanto mais delimitado