Burnot
PEREIRA, Ana Maria Benevides. Burnout – Quando o Trabalho Ameaça o Bem-estar do Trabalhador. 3ª ed. Casa do Psicólogo, 2011. Biblioteca Pearson. Baseadas na leitura dos capítulos 1,2 e 9, vocês responderão às perguntas seguintes:
1.Por que Burnout?
2.O que é o burnout?
3. Apresente o Modelo baseado no processo de burnout: Antecedentes Síndrome Consequentes
4. Quais as diferenças que justificam a manutenção de dois conceitos distintos: estresse e burnout?
5. Comente o trecho do Capítulo 2 abaixo:
O burnout é conseqüência do desajuste entre as necessidades dos trabalhadores e os interesses da organização. Os agentes estressores organizacionais são desencadeadores do processo de burnout e as dimensões apresentadas na síndrome: exaustão emocional [se refere à sensação de esgotamento físico e mental, ao sentimento de não dispor mais de energia para absolutamente nada; de haver chegado ao limite das possibilidades], despersonalização [não significa que o indivíduo deixou de ter sua personalidade, mas que essa sofreu ou vem sofrendo alterações, levando o profissional a um contato frio e impessoal com os usuários de seus serviços, passando a denotar atitudes de cinismo e ironia em relação às pessoas e indiferença ao que pode vir a acontecer aos demais] e reduzida realização pessoal no trabalho [evidencia o sentimento de insatisfação com as atividades laborais que vem realizando, sentimento de insuficiência, baixa auto-estima, fracasso profissional, desmotivação, revelando baixa eficiência no trabalho; por vezes, apresenta ímpetos de abandonar o emprego] são mecanismos de enfrentamento.
O burnout apresenta-se em pessoas normais que no contato com o mundo profissional vão mudando seu modo de ser e apresentando transtornos que acabam interferindo em nível pessoal, social e institucional.
6. Apresente alguns sintomas físicos, comportamentais, psíquicos e defensivos apresentados no