Burgueses e proletariado.
Burgueses e Proletarios.
A historia de todas as sociedades que existiram ate nossos dias tem sido a historia das lutas de classes. Numa palavra, opressores e oprimidos. Verificamos que em todas as épocas históricas haviam divisões na sociedades, divisões hierárquicas e conforme o tempo passava, mais divisões.
A burguesia moderna quebra essa barreira ao se impor ao feudalismo, o qual oprimiu por muito tempo essa classe. Agora é a burguesia que detém o poder de trocar e vender, tudo isso aconteceu por vários fatores importantes, ums deles foi a exploração da America, até então desconhecida. Essa descoberta desencadeou o desenvolvimento de setores do comercio, navegação e dos meios de comunicação por terra, trazendo ainda mais lucro para os burgueses.
A burguesia tinha como pressuposto de existência o fato de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, consequentemente, as relações de produção, com isso, todas as relações sociais.
Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo, para explorar cada parte, cada região.
Aglomerou as populações em centros urbanos, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. Por consequência, centralizou a política.
Porem a burguesia ao mesmo tempo que se solidificava e crescia, também formava um novo grupo, o grupo do proletariado, que é o grupo que maneja a arma que a própria burguesia criou. Este grupo que no começo sofre com as imposições dos burgueses que detem todas as vagas de emprego, que pagam salários cada vez mais desumanos, agora começa a se unir.
Primeiro na mesma fabrica, depois num mesmo ramo, ate chegar a um grupo bem grande, que promove grandes protestos, ateiam fogo em fabricas, ocasionando revoluções, que com o passar do tempo, adquirindo consciência dos seus poderes, geram proporções cada vez maiores.
Os interesses e as condições de existência do proletariado se igualam cada vez mais. O choque entre burgueses e proletários