RESENHA MANIFESTO COMUNISTA incompleta
Analisando a história dos homens, verifica-se que ela é marcada por lutas de classes, isto é, onde os menos favorecidos estão sempre buscando melhorias na suas condições de vida.
O constante atrito entre estas classes, opressores e oprimidos sempre culmina por uma modificação revolucionária ou na destruição destas duas classes.
Na antiguidade vemos que já havia divisões sociais graduais e com condições de classificação. A sociedade burguesa se originou das ruínas da sociedade feudal e não implantou um modelo totalmente diferente desta, pois, ainda a época da burguesia moderna há a divisão em classes, realmente, de forma mais simples em duas grandes classes burguesia e proletariado, continuam a sua luta.
Os primeiros burgueses livres nasceram dos servos da idade média que com a descoberta de novos mercados América, Índia e China com a colonização, o incremento dos meios de troca, das novas mercadorias conseguiram fomentar a sua classificação em uma outra classe social.
Com estes conhecimentos os burgueses conseguiram crescer e se desenvolver. Antes deles o comércio era basicamente local e as necessidades eram satisfeitas pelos produtos fornecidos ou originados das suas próprias regiões, mas eles ampliaram esta visão de comércio e passaram a divulgar produtos de outros locais e as demandas por estes foram aumentando. Criou-se uma necessidade novas de produtos de locais muitas vezes distantes.
Além disso, o mercado cresceu muito e os produtos passaram a ser manufaturados e logo este procedimento também foi engolido, superado pelas máquinas a vapor que produziam em escalas ainda maiores, neste momento a burguesia manufatureira perdeu o lugar para os milionários da indústria.
A burguesia multiplicou seus capitais e se distanciou da origem da idade média.
Esta classe, os burgueses,conforme se desenvolviam economicamente também evoluíam politicamente passaram de classe oprimida para uma classe respeitada e soberana e representativa