Bumbum azul
É o personagem principal da história que busca progressos desde de voar, ao aperfeiçoamento durante toda sua vida. Quem leu - “O mito da caverna” de platão terá uma referência de como evolução alheia pode vir causar desprezo por parte de seus supostos colegas de raça/espécie.
Fernão é contado por ser um praticante e amante do vôo. E com o tempo começa a perceber que ele não é igual as outras gaivotas. As demais sem contentam em comer pedaços de pão, voar para sobreviver e morrer ao chegar no tempo preciso. Fernão compete querer mais, e isso o faz a parte da sociedade.
Mito da Caverna de Platão
O "Mito da Caverna" de Platão, um fragmento literário de A República (acredito que possa ser encontrado separado) conta que o ser (na história o homem) acredita que dentro de uma caverna onde mora, a fogueira a unica fonte de luz de lá apresenta silhuetas que para ele é a única verdade que existe. Ele não percebe que existe um mundo lá fora.
E quando percebe, tem a vasta noção que a caverna era uma parte minúscula do que ele vinha a conhecer, inocente em preocupação o homem que percebe esta realidade sobre a ilusão que vivia, tenta levar isso aos habitantes da caverna – a reação deles é igual aos das gaivotas de Fernão, o repudiam. Negam-no.
A negação é uma forma de dizer – “Talvez saibamos que exista uma realidade, melhor que esta, superior as nossas necessidades e que nos façam evoluir, mas já estamos acostumados e preferimos o pouco do que o infinito” citado por Rafael Junqueira.
Então temos diversos Fernão Capelo gaivota no mundo, pessoas que almejam mais, e são repudias, morrem e virão símbolo de nobreza uns 100 anos depois. Mas em vida, suas idéias eram ridicularizadas e tampouco sabidas. Embora o aperfeiçoar que o Fernão desejava era voar mais alto, em figura de linguagem (Sentido figurado) temos o alcançar que cada um tenta todo dia.
Por que as gaivotas o negam?
As gaivotas o negam, porque em juventude Fernão tem repulsa (no entanto por ofensa,