Tratamento de água
O tratamento da água consiste em seis etapas, que são feitas por químicos, biólogos, entre outros profissionais de áreas laboratoriais. Estas seis etapas são:
1. Captação: a chegada da água no Saema. Nosso município recebe água de três pontos de captação: Represa Hermínio Ometto, Represa Antônio Meneghetti (Tambury) e Rio Mogi Guaçu. A água é captada através de bombeamento. Nesta etapa é importante a velocidade de chegada da água, pois assim fica mais fácil a mistura de produtos adicionados na água em seu tratamento.
2. Coagulação e Floculação: a água que chega pode conter muitas impurezas que estão dispersas, então o coagulante vai servir para unir estas impurezas e facilitar sua remoção. A floculação irá agitar a água facilitando a união destas partículas. Para que estes dois processos ocorram são usados os seguintes produtos químicos:
Sulfato de Alumínio: coagulante, posui propriedades que ajudam a formar flocos gelatinosos e nesse momento são utilizados floculadores para agitar a mistura.
Cal hidratada: atua como um regulador de pH. O pH do sulfato de alúmínio está em torno de 2,0 a 3,0. significando que é ácido demais, então para facilitar a floculação adiciona-se cal hidratado para diminuir o pH, deixando-o em torno de 6,5 que é considerado ideal para uma boa floculação.
Hipoclorito de Sódio: é o bactericida, ou seja, ele elimina todos os microorganismos e bactérias presentes na água. Ex: E. Colli, Klebsiella, etc.
Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água