Bumba meu boi
Manifestações culturais e religiosas em torno da figura do boi existiram em diversas culturas antigas pelo mundo, não diferente, a festa do bumba meu boi surgiu no nordeste do país e tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas que acontecem no mês de julho ligados a alguns santos da igreja católica.
Sobre o surgimento dessa festa, foram criadas lendas, mas todas sem qualquer fundamento histórico. Uma dessas lendas em torno de seu surgimento diz que essa festa surgiu no Piauí (Estado no nordeste do Brasil), pois foi a região onde começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia (estado do nordeste do Brasil) em busca de novas pastagens para o gado.
Porém, o único fato conhecido sobre a história do surgimento dessa festa é o de um episódio ocorrido no período da dominação holandesa no estado de Pernambuco ( estado no nordeste do Brasil) , mais precisamente em Recife ( cidade capital). Esse acontecimento é denominado de episódio do Boi Voador, e que, a partir daí, teria evoluído para uma lenda com uma história mais elaborada tal como é hoje.
Existem algumas variações a respeito da lenda do boi. A história mais comum aborda a escrava Catirina (ou Catarina), quando ela estava grávida, ela pediu ao marido Chico (ou Pai Francisco) para comer língua de boi. O escravo atendeu ao desejo da esposa, matando o boi, e por isso foi preso a mando do dono da fazenda. Com a ajuda de curandeiros (pessoas que eles acreditavam que tinham o poder de curar outras pessoas ou animais) o boi é então ressuscitado.
Dependendo da versão, outros personagens podem ser incorporados, tais como: Bastião, Arlequim, Pastorinha, Turtuqué, o engenheiro, o padre, o médico,