Bumba meu boi
O “Bumba meu boi” O bumba‐meu‐boi é uma dança dramática brasileira, que ocorre principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII (dezoito) como forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba‐meu‐boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem, a força bruta de um boi, tendo como tema de fundo a “ressurreição”.
O bumba‐meu‐boi une elementos das culturas européia, africana e indígena.
Enredo e personagens: O enredo gira em torno da história de um rico fazendeiro que possui um boi muito bonito, que sabe dançar. “Pai Chico”, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher “Catirina”, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está morto. Os pajés são chamados para ressuscitarem o boi. Depois de rezarem o boi renasce e todos celebram a saúde do boi com grande festa. O Boi de Parintins: A cidade de Parintins no Amazonas, norte do Brasil, tem uma forte tradição com a encenação do Bumba meu boi. Lá existem duas agremiações: a do Boi
Garantido (que defende a cor vermelha) e a do Boi Caprichoso (que defende a cor azul), que se “duelam” no grande festival. Hoje em dia esta festa atrai uma quantidade enorme de turistas, que vão apreciar a encenação dos dois “Bois” no “Bumbódromo”
1
Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II – www.portaledumusicalcp2.mus.br
da cidade, uma espécie de “sambódromo” para o