Resenha - Ciência e Tecnologia: Transformando a relação do ser humano com o mundo
Nome:
Curso:
Disciplina: Sociedade Tecnologia e Inovação
Professor
RESENHA: Ciência e Tecnologia:
Transformando a relação do ser humano com o mundo.
Data da Entrega
Após a II Guerra Mundial o conceito da ciência e da tecnologia passou a passar por alterações. Primeiramente o desenvolvimento tecnológico foi apreciado por ser estimado como uma alavanca de melhoria e bem-estar-social. Embora a ciência exista desde os primórdios da civilização, ao longo dos anos ela vem recebendo importância. A ciência não era essencial para qualquer fim técnico até o século XVI, quando se tornou indispensável à navegação. As políticas públicas eram fundamentalmente políticas de acesso de maneira que no modelo linear de desenvolvimento tecnológico que se estabelecia, não havia lugar para as consequências negativas da alteração tecnológica.
A despeito de todas as benfeitorias proporcionadas aos seres humanos pela ciência moderna e a tecnologia, vem acendendo o discurso decisivo sobre o risco que elas podem originar no cenário da atual sociedade, embora seja um assunto controvertido, se tratando de um risco do não progresso.
Podemos então afirmar que o aumento da importância da ciência e o aceleramento na produção de inovações faz com que as assimetrias e dessemelhanças sociais fiquem propensas a agravar-se na mesma velocidade, ficando mais difícil superá-las e determinando cada vez mais esforços na tentativa de revertê-las.
Visão Tradicional da Ciência
A ciência tem embolsado vários sentidos, porém o mais aceito pela comunidade científica é a proposta pela UNESCO que alega: “a ciência é o conjunto de conhecimentos organizado sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, obtidos através do estudo objetivo dos fenômenos empíricos” De acordo com a tradição, a ciência é vista como um empreendimento autônomo, objetivo e neutro baseado na aplicação de um código de racionalidade alheio a qualquer tipo de interferência externa.
Existem povos de