Bullying
Planejando a pesquisa na Educação
Adilane Pereira do Carmo
Carlos Rodrigues Brandão nasceu no Rio de Janeiro em 1940 e é licenciado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. É mestre em antropologia social pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ao longo de sua vida, entre períodos de alguns meses ou de vários anos, lecionou em 12 universidades do Brasil e da Europa. Desde 1963 trabalha como educador popular. É autor de vários livros nas áreas de antropologia social, educação, questões ambientais e literatura. Principais obras de Brandão: A canção de sete cores, Os Deuses do povo: um estudo sobre a religião popular, A educação como cultura dentre outros.
Aprender, conhecer, pensar pesquisar e um dos capítulos que compõe o livro de Brandão A pergunta a Varias mãos, onde ao ler percebe-se que vem tratando do campo teórico da Pedagogia, a prática educativa como seu objeto, a relação com as demais ciências da educação, a identidade profissional do pedagogo e seu papel diante das realidades contemporâneas, ao mesmo tempo o autor nos auxilia passo a passo de como, onde, porque se fazer uma pesquisa, deixando claro que não e necessrio seguir o que ele retrata no desenvolver do capitulo, pois ele so quer nos auxliar ao surgimento de uma pesquisa cientifica. Brandão nos convida a pensar no significado da pesquisa no interior de uma instituição por natureza educativa.
O livro aqui apresentado faz com que seus leitores tenham uma boa compreensão, pois o autor relata sua própria experiência de vida, e facilita o entendimento pois ele apresenta de forma narrativa como se tivesse falando com o próprio leitor fazendo com que desperte um interesse ainda maior tanto pela pesquisa quanto