Bullying
FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS
CURSO DE PSICOLOGIA
Mhaira Vasconcellos Soares
BULLYING
OURINHOS-SP
2013
Mhaira Vasconcellos SoaresBULLYING
Pesquisa Bibliográfica apresentada à disciplina Estágio Básico I: Análise de Caso Psicossocial, do Curso de Psicologia, como requisito parcial ao desenvolvimento da disciplina.
Docente: Prof. Ms. Tiago Cassoli
OURINHOS-SP
2013
INTRODUÇÃOBullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O bullying não é só no ambiente escolar, é possível acontecer bullying familiar, entre irmãos ou parentes, até o tipo social, que acontece no trabalho até na rua, locais onde frequentam mais pessoas. justificativa 1. Aspectos sociais que levam um indivíduo apresentar comportamento agressivo e ser um bullier
Quando citamos a palavra Bullying , logo vem a mente pessoas sendo vítimas de um agressor sem piedade, mas esquecemos de pensar o