Bullying
Fatos
Mais uma vez um ambiente universitário serviu de cenário para brincadeiras descabidas, provocações inconcebíveis, insultos morais e agressões físicas. Nos jogos universitários realizados em Araraquara, interior do estado de São Paulo em outubro de
2010, cerca de cinquenta alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) do campus de Assis, agarraram estudantes obesas e as humilharam publicamente.
Durante os jogos, um grupo de alunos criou uma “brincadeira” chamada “rodeio das gordas”. A prática consistia em agarrar à força uma estudante obesa e mantê-la presa nos braços. O “vencedor” era considerado quem mantivesse a garota presa por mais tempo e, ainda, no final proferisse “você é a menina mais gorda que eu já vi na vida”.
Assim que a “brincadeira” foi divulgada, surgiu um movimento de repúdio promovido por estudantes da Unesp. Cartazes com frases do tipo "Ser mulher não é ser uma boneca" e "Abaixo a ditadura da beleza" eram empunhadas enquanto uma comissão formada por alunos, professores e funcionários, assessorados por um advogado, se reunia na tentativa de encontrar uma solução para o caso.
Em 2009 houve o caso da estudante da Uniban, que repercutiu na imprensa nacional quando foi insultada e repudiada por quase a totalidade dos alunos da universidade por usar um vestido curto, agora, com o caso desse “rodeio” vemos o quadro se repetir.
Refletindo sobre os fatos
Pela Declaração Universal dos Direitos Humanos “o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. 1 Por que então esses valores não são respeitados? O ser humano ainda não aprendeu a conviver em sociedade? Ao que parece, existe um relaxamento frente ao direito do outro quando os grupos se formam. Ao unirem-se, os estudantes agiram com covardia, agrediram e intimidaram, não oferecendo chance de