Bullying
BULLYING: a brincadeira que não tem graça
Santa fé do sul, SP
Março/2014
Disciplina: Prática de Ensino em Língua Portuguesa
Objetivos geral: Despertar nos educandos sentimentos de cooperativismo, companheirismo e inclusão, demonstrando- lhe que o respeito mútuo e a capacidade de viver e aprender juntos são princípios que devem nortear as relações entre todas as pessoas.
Objetivos específicos:
Conceituar Bullying;
Identificar os tipos de Bullying;
Perceber as condutas de Bullying na escola e sala de aula;
Discutir acerca do impacto do Bullying na comunidade escolar;
Identificar atitudes de respeito, tolerância e contra preconceito;
Desenvolver a capacidade de viver e aprender com a diferença;
Introdução O bullying é um fenômeno mundial que pode ser a causa de uma violência “sem explicação”, praticada por jovens de classe média e alta.
Lembra do caso do índio Galdino, que dormia num ponto de ônibus, em Brasília, quando cinco jovens botaram fogo em seu corpo? Galdino morreu. Os advogados dos garotos tentaram alegar que foi uma brincadeira, mas eles haviam derramado um litro inteiro de álcool sobre o corpo do índio e nem o socorreram quando o fogo se alastrou.
Pesquisa O cientista sueco - mas que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:
1. O comportamento é agressivo e negativo;
2. O comportamento é executado repetidamente;
3. O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
1. O que é Bulling?
É um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, sem motivação evidente, adotados por um ou mais alunos contra outro, causando dor, angústia e sofrimento e executados dentro de uma relação desigual