Bullying
Este trabalho é uma monografia que tem como proposta discutir Temática “Bullying Empresarial”. A motivação para tratar deste tema surgiu por ser um tema popular entre as pessoas. Com isto, pude observar que para ele ser praticado, não tem idade e nem local certo para fazer vítimas de Bullying, e que, na maior parte dos casos, são pessoas leigas no assunto, chegando até a confundir liberdade com libertinagem. Diferente do que se imagina a prática do bullying não ocorre somente dentro das salas de aulas entre os alunos, e sim nas grandes empresas entre os funcionários.
O bullying no local de trabalho pode se tornar um grande pesadelo para muitas pessoas, esse comportamento tão eficaz e destrutivo da nossa auto-estima, estando presente entre adultos e seus locais de trabalho. Com pouquíssimas diferenças nas suas definições e muita semelhança nas suas conseqüências. É um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
O bullying assume duas formas: o bullying físico/direto e o bullying social/indireto. O bullying físico/direto chama-se assim porque se caracterizam pela violência de carácter físico, como bater e empurrar, sendo também a prática mais comum dos rapazes. Por sua vez o bullying social/indireto, assume esta definição por se voltar para a vertente psicológica, sendo mais praticado por raparigas e cujo objetivo principal é o de levar a vítima ao isolamento social, regra geral através de práticas como espalhar histórias maldosas, rejeitar, ofender e gozar com os aspectos socialmente significativos da vítima.
Em alguns dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões. Nas empresas, a maioria dos atos de bullying, as