Bullying
Binsfeld, A. R., Lisboa, C. S. M. (2010). Bullying: Um estudo sobre papéis sociais, ansiedade e depressão no contexto escolar do Sul do Brasil. Interpersona 4 (1), 74-105.
Bullying: Um estudo sobre papéis sociais, ansiedade e depressão no contexto escolar
Bullying: A study on social roles, anxiety and depression in Brazilian school context
Adriana Raquel Binsfeld
&
Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
São Leopoldo, RS, Brasil
Resumo
Este estudo investigou o bullying no contexto escolar brasileiro. Participaram 182 crianças (m idade = 9,99 anos; dp = 1,15) de escolas públicas e particulares, da região do Vale do Rio dos Sinos, que responderam a escalas sobre comportamento agressivo, vitimização, depressão e ansiedade. Os resultados não apontaram diferenças significativas entre níveis de ansiedade e depressão entre vítimas e agressores de bullying, e entre crianças de escolas públicas e particulares. Contudo, observou-se uma tendência dos agressores a estarem mais deprimidos. Os meninos foram mais citados do que as meninas como agressores. Os dados corroboram estudos que apontam o maior envolvimento dos meninos neste fenômeno, bem como contrariam estudos que apontam altos níveis de depressão em vítimas e não em agressores, podendo tal fato estar relacionado a diferenças culturais. Os resultados apontam a importância de intervenções clínicas frente a este fenômeno, que tem aumentado sua incidência entre as crianças.
Palavras-chave: ansiedade; bullying; comportamento agressivo; depressão
75
Abstract
The present study investigated the bullying process in Brazilian schools. 182 children
(m age = 9,99 years; sd = 1,15) from Public and Private schools from South Brazil answered measures of victimization, aggression, depression and anxiety. Results showed no difference between levels of depression and anxiety between bullies and victims. Therefore, a tendency that the bullies are more