Bullying
ELAINE DOS SANTOS GONÇALVES MANHÃES
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA MSB SOBRE O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Rio de Janeiro
2010
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA MSB SOBRE O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Elaine dos Santos Gonçalves Manhães
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção que os professores têm sobre o fenômeno bullying no ambiente escolar. A revisão de literatura foi dividida em 3 temas como base teórica do artigo: o que é bullying, a Educação Física escolar e o contexto social e o bullying nas aulas de Educação Física escolar: a percepção dos professores. Foram entrevistados professores do curso de Educação Física do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Para que a investigação fosse efetuada, foi aplicado um questionário composto por 12 perguntas. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a maioria dos entrevistados entende que todos os alunos têm características diferentes, apurou-se também. que pode ser aplicado em sala de aula conteúdos sobre ética, deveres e valores e que haja respeito nas competições e em alguns casos é necessária a presença dos pais e do agressor para uma conversa particular na direção da escola ou com o agente educacional.
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Bullying, Professores MSB
INTRODUÇÃO
Houve um tempo em que a escola era um local onde o respeito era regra fundamental para a boa convivência entre alunos de raça, cor e classes sociais diferentes.
Hoje, a escola nem sempre é um lugar agradável para alguns alunos. Além de lidarem com as cobranças naturais do ensino, são obrigados a conviver com algumas situações negativas e repetitivas como humilhação,