O ritual do corpo entre os sonacirema
In American Anthropologist. Vol. 58 (1956). Pp503-50 : “Body Ritual among the Nacirema”. Tradução para o português de Eduardo Viveiros de Castro.
Citações:
“ A crença fundamental subjacente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é feio , e que sua tendência natural é a debilidade a doença. Encarcerado em tal corpo a única esperança do homem é evitar essas através do uso de poderosas influências do ritual e da cerimônia (:1) ”.
“ ... a opulência de uma casa é frequentemente aferida em termos da quantidade dos centros de rituais que abriga (:1) ”.
“... a idéia subjacente de se guardar todos os velhos materiais mágicos é a de que sua presença na caixa mágico, diante da qual os rituais do corpo são encenados, protegerá de alguma forma o fiel (:1) ”.
“ Os Sonacirema vêem o horror pela boca e uma fascinação por ela que chegam às raias da patologia. Acredita-se que a condição da boca possui uma influência sobrenatural nas relações sociais. Não fosse pelos rituais da boca, os Sonacirema acham que seus dentes cairiam, suas gengivas sangrariam, suas mandíbulas encolheriam, seus amigos o abandonariam, seus amantes os rejeitariam. Eles também acreditam na existência de uma forte relação entre características orais e morais. Assim, por exemplo, existe uma ablução das bocas das crianças que se considera como forma de desenvolver sua fibra moral (:2) ”.
“ O caráter extremamente sagrado e tradicional do rito fica evidente no fato de que os nativos retornam todo ano ao homem-da-boca-sagrada, embora seus dentes continuam a se deteriorar (:3)”.
“ Basta observar o brilho nos olhos de um homem-da-boca-sagrada, quando ele enfia uma agulha em um nervo exposto, para que se suspeite de que uma dose de sadismo está presente. Se isto puder ser verificado, uma confuguração muito interessante emergirá, posto que a maioria da população mostra tendências mesoquistas bem definidas (:3)”.
“ O ponto teoricamente