Bullying problemática na prática docente
BULLIYNG CAUSAS E CONSEQUENCIAS NA PRATICA DOCENTE
Simone Lislie de Morais
São José dos Pinhais
2012
BULLIYNG CAUSAS E CONSEQUENCIAS NA PRATICA DOCENTE
Simone Lislie de Morais
1. TEMA A violência escolar, nos últimos tempos é um problema que adquire grandes proporções, preocupando pais, alunos e professores. Não só cresceu a violência entre os educandos, como também entre aluno e professor e contra a própria instituição de ensino. No Brasil, embora as escolas da periferia sejam as que mais preocupem em relação à criminalidade, pode-se dizer que a violência está presente no ambiente escolar sem selecionar classe social. A violência é toda ação praticada por um grupo contra outro individuo ou outros grupos que implique constrangimento físico e morais. Certamente, no nosso dia a dia, a violência moral é a mais presente, porém não menos agressiva e prejudicial. Agressões verbais , constrangimentos psicológicos, exclusão por parte do grupo são algumas pratica violenta que, especialmente no período da adolescência, podem causar grandes sofrimentos ás pessoas e esse tipo de violência é definida por alguns autores, como Bullying, e merece atenção especial, pois se tornou preocupante devido ao seu aumento no âmbito escolar. Em virtude disso, é de grande importância que os educadores conheçam essa problemática e quais as conseqüências dela na escola e na sua pratica docente e principalmente, os efeitos do Bullying na vida de seus educandos.
2. PROBLEMA Fazer uma analise e pesquisa sobre o Bullying suas causas e consequência tanto na escola, como na sociedade em geral.
3. JUSTIFICATIVA
Estamos presenciando um momento da história, em que a violência está cada vez mais presente na nossa sociedade. Vivemos uma época repleta de incertezas, tensões, falta de valores, com a perda da noção de limite entre o bem e o mal,