bulling
Introdução
Capítulo 1
1.Tipos de Bullying.
1.2 A importância de identificar os protagonistas do Bullying
1.3 Táticas para o agressor desistir da vítima escolhida.
Capítulo 2
2.Consequencias do Bullying
2.1 Papel da escola
2.2 Importância da Família
INTRODUÇÃO
A palavra “Bullying” é de origem inglesa, é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo mais forte ou grupo de indivíduos causando dor e angústia as vitimas ,deve ser tratados com grande importância, pela escola, educadores, pais e pela sociedade, pois é um fator que envolve tanto agressões físicas, quantos psicológicas, trazendo vários transtornos para a vida da criança, uma vez que sofrem bullying levam o trauma para a vida toda, trazendo varias consequências, prejudicando totalmente o aprendizado, em muitos casos chegando a evasão escolar ou até mesmo ao suicídio.
Para Chalita (2008, p. 81) é um fenômeno complexo, muitas vezes banalizado e confundido com agressão e indisciplina. Exige observação atenta e presença constante, pois normalmente, as vítimas são aterrorizadas em áreas da escola com pouca ou nenhuma supervisão. Estratégia premeditada, que contribui para que a vitima seja desacreditada. Ou que ação desencoraje a vitima a falar da dor a outrem, ou que se passe muito tempo até que alguém perceba. Tempo suficiente para registrar a dor da agressão vivida, o medo, para abalar a auto-estima, os processos de aprendizagem e a construção/afirmação da identidade. Um tempo, muitas vezes, mais do que suficiente para que o caso se transforme em manchete de jornais.
As consequências do bullying sobre o ambiente escolar afetam todos os envolvidos. As crianças que sofrem bullying poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixo auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento, afirma Ballone (2005).
De acordo com Fante (2002), muitas