Bulling
Foto:
A cada mês a escola trabalha uma ou duas palavras, as quais são exploradas através de ações
NEIDIANA OLIVEIRA neidiana@folhabv.com.br Com o tema “Vamos ajudar o planeta terra, cultivando a paz”, a escola do Sesi realiza um projeto educacional que visa construir instrumentos para mobilizar os alunos e comunidade em geral na atuação de forma preventiva no combate ao bullying escolar. O assunto é ministrado por meio de ações interdisciplinares.
Todo o mês a escola trabalha uma ou duas palavras, as quais são exploradas através de filmes, livros, mensagens, questionários, cartazes, palestras, folders, dinâmicas, músicas e vídeos. E em um dia de cada mês há uma paralisação denominada dia “D”, que envolve alunos, pais, colaboradores, além do Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.
A psicopedagoga Gardênia Cavalcante Figueira disse que a ação foi idealizada devido aos constantes casos de bullying nas escolas e principalmente por ser um assunto de relevância para a sociedade.
“Entendemos que o bullying é causado pela falta de valor, por isso direcionamos nosso projeto a ações que esclareçam o verdadeiro sentido e significado dos valores, conceituando-os dentro da sala de aula e depois pondo-os em prática”, enfatizou.
Os temas são divididos por mês. Em março foi “respeito"; em abril “responsabilidade e liberdade”; agora, em maio, será “tolerância e amizade”; para junho será “solidariedade”. Nos meses seguintes serão os seguintes temas: “paz e colaboração”, “justiça”, “união”, “honestidade” e, encerrando o ano, em dezembro haverá uma amostra de todos os valore. “Será feita a culminância de tudo o que foi trabalhado durante o ano”, explicou a psicopedagoga.
Gardênia acrescentou que entre os objetivos das atividades também se destaca o desenvolvimento das mais distintas metodologias de ensino voltadas ao aprendizado dos alunos, para que de uma maneira