Bulling
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MEIRIELLY VASCONCELOS DE AGUIAR
título do trabalho
Linhares-ES
2011
meirielly vasconcelos de aguiar
título do trabalho
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicologia da Educação II, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem e Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.
Orientadores: Prof. Daniele Fioravante Prof. Vilze Vidotti Prof. Lilian Salete Alonso Prof. Fábio Luiz da Silva
Linhares-ES
2011
Introdução
Estudos indicam que as simples “brincadeirinhas de mau-gosto”, pode revelar-se em uma ação muito séria. Causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes. Mesmo sendo um fenômeno antigo, mantém ainda hoje um caráter oculto, pelo fato de as vítimas não terem coragem suficiente para uma possível denúncia. Isso contribui com o desconhecimento e a indiferença sobre o assunto por parte dos profissionais ligados à educação. Pode ser manifestado em qualquer lugar onde existam relações interpessoais.
Desenvolvimento
Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima. Para evitar algum desconforto para o aluno o educador deve se antecipar a tomada de algumas atitudes, tais como:
A conferencia da lista de chamada antes das aulas do ano letivo começar, ver se tem algum nome incorreto