Bulimia e Anorexia
E
BULIMIA
ANOREXIA NERVOSA
É um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerável saudável para a idade e altura.
Pessoas com esse sintomas tem um medo imenso de ganhar peso, mesmo quando estão com o peso normal.
Fazem uma rígida dieta de restrição alimentar, exercícios físicos excessivos, abusam de medicamentos para inibir o apetite e geralmente sem orientação médica.
Quando atingem um nível de peso, normalmente abaixo do peso ideal, a pessoa não consegue se ver magra e também não consegue comer mesmo que em quantidades reduzidas.
Geralmente as pessoas que acometem desta enfermidade são jovens entre 14 a 18 anos, pois cultuam a beleza magra e o corpo ideal.
CAUSA
Em 70% dos casos, há predisposição genética, mas existem elementos biológicos, psicológicos e sociais predispostos ou não, que poderão desencadear este tipo de patologia; como interagem entre si é muito difícil apontar uma única causa.
DIAGNÓSTICO
Um diagnóstico de anorexia só pode ser feito por um médico qualificado, habitualmente um psiquiatra. Para diagnosticar anorexia tem que surgir quatro critérios: o paciente recusa-se a manter o peso ideal para a sua altura e idade, um medo intenso de ficar gordo, auto imagem distorcida, e perda de períodos menstruais por um período de 3 meses.
SINTOMAS DE DESNUTRIÇÃO
perda de peso
parar de crescer
pele seca
queda de cabelo
tonturas
ressecamento das unhas
queda de temperatura
irregularidades cardíacas
infertilidade
depressão
pensamento confuso ou lento
SINTOMAS PSÍQUICOS
irritabilidade
ansiedade
alteração do humor
tristeza
desinteresse geral
CONSEQUÊNCIAS
O anoréxico pode morrer em estado de desnutrição, desidratados. Sofrem perda de eletrólitos, principalmente potássio, fundamental para o funcionamento muscular e cardíaco.
TRATAMENTO
O paciente precisa primeiro aceitar a doença, e a maioria das pessoas com anorexia negam