bulica
Clairto Hames Junior 34302
Bulica ou Bola de Gude
Bola de gude, gude ou bila ) é uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.
Também é conhecido pelos nomes: burquinha, burca, baleba, bila, biloca, bilosca, birosca, bolinha-de-gude, bolita, boleba, bolega, bugalho, búraca, búlica, búrica, bute, cabiçulinha, carolo, clica, firo, fubeca, guelas, nica, peca, peteca, pinica, pirosca ou (Mangalho), bolinha, piripiri, xingaua, kamikaze, ximbra e bolíndri.
As modalidades são tão variadas quanto os nomes que o berlinde recebe, variando de cidade para cidade, de rua para rua, de acordo com a criatividade das crianças. Uma das brincadeiras mais popularizadas (o jogo de bolinhas praticado nas histórias da Turma da Mônica) consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros. Infelizmente a prática da brincadeira de bolinha de gude vem se perdendo com o passar dos tempos e avanço da tecnologia, o mesmo acontece com o bilboquê, pião e jogo do bafo, por exemplo.
No Brasil também há uma infinidade de nomes para o jogo, conforme a região ou a época, como bola de gude, birosca, burquinha, berlinde, búlica, bolita, baleba, bilosca, biloca, bila, birosca, bugalho, búraca, búrica, bute, cabiçulinha, clica, firo, guelas, pirosca, ximbra, boleba, bolega. Para quem não teve a chance de jogar, o programador SLotman (José Lúcio Mattos da Gama), da empresa eletrônica Icon games criou em 2005, um game a partir dessas regras, incluindo também o “mata-mata”, o duelo entre jogadores, em que o único objetivo é acertar e tomar todas as bolinhas do adversário. A atestar a popularidade da