educação fisica
De acordo com a autora oque se tem observado em relação ao lazer, é uma visão funcional do fenômeno, no qual o homem vive em função do sistema vigente buscando a manutenção da ordem social. Sob essa perspectiva o lazer é considerado como tempo de recuperação da força de trabalho. Ambos, o tempo de trabalho e o tempo de não-trabalho na visão funcionalista, estarão atendendo as necessidades do sistema. Primeiro na produção de bens e o segundo recuperando as forças produtivas (as quais voltarão para o próprio trabalho), assim tornando-se um espaço possível para o consumo dos bens.
O significa da ideia lazer como expressão da cultura pode ser desenvolvida como elemento de conformismo e resistência a ordem social estabelecida, visto deste modo, o lazer como expressão de cultura, pode constituir-se não só do tratamento simplista de moda passageira, tempo de trabalho ou consumo fácil. Enquanto tempo liberado das obrigações sociais, pode se constituir num espaço de emergência de valores e concepções, permitindo a sobrevivência dos valores humanos do homem, no qual se deve ser almejado um equilíbrio entre sua função (tempo de diversão, mas também de desenvolvimento e sua forma (extrapolando do conformista ao criativo).
Podemos definir Lazer e Antilazer. Lazer pode ser descrito como o tempo que se usa da forma que acha melhor. Antilazer pode ser descrito por atividades de baixa autonomia pessoal, grandes preocupações com o fator tempo e grandes pressões externas. Exemplo o próprio trabalho por mais que a pessoa goste de fazer tem suas rotinas e obrigações.
As duas linhas de pensamento em relação ao lazer. A primeira que considera o lazer como uma atitude vida. Nesse caso até o trabalho pode ser considerado como lazer, não sendo o caso por seu caráter de obrigatoriedade. A segunda considera lazer como “tempo livre” das obrigações profissionais, afazeres domésticos, etc. Nota-se porem, um condicionamento de tempo livre por