Budismo
Na disciplina de Religião foi-me pedido que realizasse um trabalho sobre um dos temas: Hinduísmo ou Budismo. Esta escolha não foi uma tarefa fácil, pois eu não conhecia muito sobre estas duas religiões.
Momentos antes da professora de religião me perguntar o tema do trabalho, decidi ler um pouco no livro sobre as características destas religiões. A religião Budista foi aquela que despertou maior interesse e curiosidade e, por isso, foi a escolhida para tema deste trabalho.
Penso que não existe uma definição própria para o Budismo. Contudo, daquilo que li e pesquisei, estou em condições de afirmar que se trata de um caminho de crescimento espiritual, uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, os quais revelam a verdadeira face da vida e do universo. O Budismo prescinde da ideia de um Deus transcendente e, nessa medida, considera que a salvação não é uma dádiva gratuita de uma divindade, mas conquista do ser humano.
O meu principal objectivo com a realização deste trabalho é aprender e também dar a conhecer as características do Budismo, nomeadamente, a sua origem, localização geográfica no mundo, principais personagens e linhagens, os seus princípios fundamentais, textos de referência, práticas, ritos, festas e costumes.
I. ORIGEM E EVOLUÇÃO
Originário da região da Índia, o Budismo foi criado por volta do século VI a.C, por Sidarta Gautama, também conhecido como Buda. O relato da vida de Buda está cheio de factos reais e lendas, os quais são difíceis de ser distinguidos historicamente entre si.
Sidarta Gautama nasceu por volta de 560 a. C., na actual cidade de Lumbini, no Nepal. Era filho de um governante local, mais especificamente o rei de Kapilavastu, um pequeno reino do nordeste indiano. Os seus pais chamavam-se Shuddhodana Gautama e Maya, tendo esta morrido quando ele tinha uma semana de vida, o que fez com Sidarta fosse criado pela irmã mais nova da