Budismo e Judaísmo
RA00166288
VE1
Professor Moacir
Psicologia
Trabalho de I.P.T. 1 – Budismo e Judaísmo
Questão 1) Para que possamos discutir sobre o vício de Fábio Assunção às drogas do ponto de vista da religião budista, nos foi necessário como pré-requisito que lêssemos sobre as Quatro Verdades Nobres que dão suporte à religião e sobre o Caminho Óctuplo. Com isso, é de extrema importância que fossem explicados tais conceitos.
A Primeira Verdade Nobre do Budismo é que a vida é dukkha. Ou seja, a vida traz sofrimento, há a exposição da realidade do sofrimento. Por mais que a religião budista não seja pessimista, Buda acreditava que nossas vidas eram insatisfatórias e cheias de inseguranças e inverdades, além do que dizia que a Vida estava deslocada, o que facilmente poderia causar sofrimento, mesmo em momentos de extrema felicidade. Separando o sofrimento humano em seis momentos específicos (o trauma do nascimento, a patologia da doença, a morbidez da decrepitude, a fobia da morte, a sujeição àquilo que não gostam e a separação daquilo que amam) faz com que seja entendido que a totalidade da vida humana é sofrimento. Em suma, o sofrimento é o acompanhante inevitável da existência física.
A Segunda Verdade Nobre é que a causa de tal deslocamento da vida é tanha. Há discussões quanto à tradução exata de tal palavra, mas o consenso diz que seria um desejo específico e diria respeito à realização individual e pessoal. Segundo o trecho do livro “As Religiões do Mundo”, a tanha seria “aquelas inclinações que tendem a manter ou aumentar o senso de separação, a existência separada do objeto de desejo; na verdade, todos os tipos de egoísmo, cuja essência é o desejo do ego à custa, se necessário, de todas as outras formas de vida.”.
De tal forma, poderíamos relacionar ao vício de Fabio Assunção que é um ator que se fez muito conhecido e extremamente requisitado em novelas, principalmente no horário nobre. Porém, sem que muitas pessoas tivessem conhecimento, ele