Budismo Buda
O que é religião?
Crença em uma força/forças divina ou sobre humana a serem obedecidas e adoradas como as criadoras e regentes do universo.
A crença em Deus,
Slide II
Buda – Budismo
O Budismo não tem um sistema rígido de doutrina ou crença esta de acordo com o espírito é a letra dos próprios ensinamentos de Buda.
Slide III
Buda – Budismo
Em um de seus mais famosos pronunciamentos, Buda declarou, “Não aceite nada do que eu fale como verdade, simplesmente porque eu o disse. Em vez disso, analise para ter certeza se o que prego é genuíno ou não”.
Slide IV
Buda – Budismo
O Budismo, portanto, encoraja você a usar toda a fama de suas habilidades mentais, emocionais e espirituais e suas inteligências – em vez de meramente depositar uma fé cega naquilo que as autoridades do passado disseram.
O Budismo oferece às pessoas que o praticam uma maneira de encontrar resposta às grandes questões da vida como “Quem sou eu?”, “Por que estou aqui?”, “Qual é o significado da vida?”, “Porque sofremos?” e “Como posso alcançar a felicidade duradoura?”.
Slide V
O Budismo é Religião
Se esta fosse à única definição de religião, você definitivamente teria que excluir o Budismo! Por dois motivos;
I) Não há um Deus: a adoração a uma sobrenatural não é a preocupação central do Budismo. Deus (da forma como este termo geralmente é empregado) está completamente ausente dos ensinamentos budistas – algumas pessoas denominam o budismo como a religião ideal para Ateu.
II) Não há um sistema de crença: O Budismo não corresponde, primordialmente, a um sistema de crença. Embora contemple certos princípios fundamentais, a maioria dos mestres budistas encorajam ativamente seus alunos a adotarem uma atitude que seja oposta à crença ou a uma fé cega.
Slide VI
O que fez Buda
Algumas tradições budistas dizem que ele alcançou o estado do Nirvana aos 35 anos enquanto estava sentado de baixo da