Budismo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O Homem e o Fenômeno Religioso
BUDISMO
Macaé - RJ 2012
O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos.
O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a levá-lo à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. É uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida. Embora o Budismo enfatize a investigação e a experiência diretas, ele dissemina certos princípios filosóficos que esboçam um entendimento básico da existência humana, que servem como orientações e inspirações para prática e estudo.
QUEM FOI BUDA
Um nascimento auspicioso.
O clã Shakya vivia na região norte da Índia, que faz fronteira hoje em dia com o local onde está o Nepal. O líder do clã, o Rei Shuddhodana, era infeliz, porque não tinha um herdeiro ao seu trono. Então, uma noite, sua esposa – a Rainha Maya – teve um sonho no qual um belo elefante branco com seis marfins apareceu a ela e se dissolveu em seu corpo.
A rainha acordou imediatamente, e seu corpo e a sua mente estavam em um nível de êxtase que ela jamais experimentara. Todos os homens sábios da corte reconheceram esse sonho como um sinal de que a rainha estava grávida de uma criança muito especial, que algum dia cresceria para ser um grande líder.
No fim da gravidez, a rainha deixou o plácio de seu marido na capital Kapilavastu, e com suas companhias, foi para o reino de seu pai para dar à luz. No entanto, ela deu à luz no caminho, em Lumbini, em um jardim debaixo de uma árvore de shorea