Bruno t
Discente: Ana Cláudia Custódia da Silva
Graduanda do Curso de Farmácia
Email: anaclaudiac_silva@hotmail.com
Orientadora: Suemis Maria de Castro Alves
ProfaMsc. Análises Clínicas -Área de Microbiologia
RESUMO
A preocupação com a prevenção ao câncer, junto com a sempre crescente preocupação com a beleza e bem estar vem fazendo com que seja cada vez mais necessária a busca por novas tecnologias capazes de garantir proteção para nossa pele.Com o passar dos anos as mudanças climáticas, o agravamento do efeito estufa, o fotoenvelhecimento fizeram com que surgissem novas formulações cada vez mais avançadas e com maior espectro de ação.
Como alternativa para melhoria nas formulações de filtros solares uma das mais recentes novidades é a utilização da nanotecnologia. Estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos demonstram o quanto à nanotecnologia torna formulações cosméticas mais eficientes, sua capacidade de promover a liberação gradual dos ativos, melhorando a eficiência e estabilidade do ativo.
Um dos mais bem sucedidos experimentos realizados com técnicas de nanoencapsulação foi o desenvolvimento do Photoprot®, produto desenvolvido com tecnologia brasileira que possui alto poder de proteção contra raios UV. O diferencial do produto desenvolvido é que ele possui nanocápsulas contendo óleo de buriti (o óleo possui muitos componentes benéficos capazes de melhorar e prolongar a estabilidade da formulação auxilia contra o fotoenvelhecimento), octocrileno e avobenzona (substancia com proteção UVA muito efetiva capaz de absorver ondas de UVA longo).As avaliações dos testes realizados na formulação apontam que o produto possui amplo espectro de proteção contra as radiações e ótima estabilidade.
Quanto à toxicidade destes novos produtos, devem-se considerarsuas características como formação de complexos com proteínas, indução a formação de radicais livres, tamanho de suas partículas e habilidade em driblar os mecanismos de