Bruno Henrique
Prof.(a): Mirian Aparecida
Disciplina: Análise de Custos e Orçamentos
Aluno: Bruno Henrique Andrade Silva
1 – Os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem divididos em “apropriados”, “diferentes produtos” ou “diferentes serviços”, denominam-se de? Justifique sua resposta.
R: Denominam-se de custos indiretos. Os custos indiretos são denominados desta forma, pois é praticamente impossível identificar os seus valores e quantidades em relação aos produtos. Utilizam os seus devidos gastos em vários produtos ao mesmo tempo, em forma de rateio. Posso citar um exemplo como: A energia elétrica, quando não há um relógio para medir cada máquina da área de produção, o consumo de energia elétrica nunca será fixo. Então o valor gastos em energia elétrica, seria rateado entre os produtos fabricados naquele período.
2 – Pode-se afirmar que “Os custos fixos totais mantêm-se estáveis, independentemente do volume da atividade fabril”. Dê um exemplo para esta afirmativa e justifique sua resposta.
R: Sim, pode-se afirmar que os custos fixos totais ficam estáveis, independente do volume da atividade fabril. São custos que os valores totais independem da quantidade produzida, ou melhor, dizendo não varia ou não sofre variações em relação ao volume de produtos fabricados em empresa fabril. O exemplo que posso citar que a empresa fabril pode produzir em nível máximo ou em nível bem baixo de sua capacidade instalada, que mesmo assim, o custo referente ao aluguel desta empresa, não sofrerá alterações de valores, ou melhor, dizendo o aluguel não terá custos maiores ou menores do que já foi acordado em contrato.
3 – “Uma empresa restringiu a sua linha de produção a um único produto. Assim sendo, a energia elétrica gasta na sua fábrica será considerada como custo direto variável.” Esta afirmativa é verdadeira ou falsa? Por quê?
R: A afirmativa é verdadeira. Porque, nos custos direto variáveis, são aqueles custos que podem aumentar ou até mesmo diminuir