bruna
Gasto É um sacrifício financeiro de uma entidade, representado pela entrega (ou promessa de entrega) de um ativo, normalmente em dinheiro.
Desembolso
É o efetivo pagamento por um bem ou serviço, que pode ser feito antes, durante ou após o recebimento destes.
OBS. Gastar não significa desembolsar ! Gastar significa criar o fato gerador do investimento, obrigação, custo ou despesa.
Investimento
É o gasto em um bem ou serviço que poderá ser ativado para uso e que contribuirá para produzir resultado em mais de um exercício.
Custo
È um gasto em um bem ou serviço que será utilizado na produção de um produto, como matérias-primas, pessoal de produção e os gastos de uma fabricação, assim como fretes e seguros para receber estas matérias-primas. Também é um custo o que aplicamos na aquisição de produtos para revenda.
Despesas
São gastos para obter receitas. Uma empresa precisa gastar em atividades que não agregam valores no Ativo, tais como energia elétrica, material de consumo, importou e taxas, alugueis, material de limpeza, manutenção, seguros, transportes, comissões, publicidade etc. Esses encargos, se analisarmos isoladamente, provocam a redução da situação liquida (Patrimônio Líquido).
Perdas
Significa ato ou efeito de perder, desaparecimento, extravio de investimento, privação de algo que se possua. Uma perda em Contabilidade está sempre associado a um desaparecimento de ativo, seja um investimento, uma mercadoria, roubo de dinheiro ou até um fornecimento ou venda de um bem com o subseqüente calote do comprador.
Receitas
A receita é definida, como aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos de Patrimônio Líquido da entidade e que não são provenientes de aporte de recursos dos proprietários da entidade.