Bruna
Título: Letramento no Ensino Fundamental
Sigla: LEF
1. Descrição do projeto:
O Projeto é uma pesquisa de base etnográfica, sociolingüisticamente orientado, a ser conduzido no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, mais propriamente na fase imediatamente posterior à alfabetização, onde se deve processar a consolidação do aprendizado da leitura e da escrita (fase cuja denominação, em série ou ciclo, varia nos diversos sistemas estaduais ou municipais).
A vertente etnográfica de estudos sociolingüísticos educacionais propõe uma teoria da aprendizagem baseada na interação verbal em sala de aula. A sua metodologia, essencialmente qualitativa e interpretativista, consiste de registros etnográficos e microetnográficos do processo interacional.
Para Cook-Gumperz (1987) essa vertente de pesquisa estuda fenômenos lingüísticos num ambiente escolar, buscando responder a questões educacionais. As formas lingüísticas interessam à pesquisa na medida em que permitem identificar, nos eventos em sala de aula, especialmente a compreensão que os alunos atingem, situando o contexto social da cognição, onde a fala é o elo entre o cognitivo e o social. Para aprender os alunos se baseiam no que já sabem, conferindo significado ao que a professora lhes apresenta. O discurso de sala de aula permite ao pesquisador refletir sobre os processos que os alunos usam para relacionar o novo conhecimento ao conhecimento que já detém.
2. Objetivo
O objetivo geral do projeto é identificar, descrever e analisar rotinas no trabalho pedagógico, voltadas para o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, que sejam produtivas, isto é, que resultem na aprendizagem dos alunos, manifesta em sua fala ou texto escrito. Essas descrições de rotinas, denominadas “protocolos interacionais” na pesquisa, são definidas como seqüências interacionais bem sucedidas no trabalho pedagógico.
A descrição e análise dos protocolos fornecerão subsídios para a produção de textos para